Novidades

Escrita significativa e muito bem ilustrada.

02/08/2012 11:25

A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual. Essa imaturidade do sistema neurológico pede estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito. Para ajudar, o professor deve enaltecer o uso social da língua e usar ilustrações e fichas de leitura. O objetivo delas é acostumar o estudante a relacionar imagens com textos. A elaboração de relatórios sobre o que está sendo feito também ajuda nas etapas avançadas da alfabetização.

COMUNICAÇÃO Vinicius superou o isolamento e melhorou a interação em atividades com imagens e sons. Foto: Léo Drumond

revistaescola.abril.com.br/inclusao/

A família participando.

02/08/2012 10:43

Desenvolvendo coordenação motora.

A família participando com o filho no atendimento do AEE. Com atividades no quadro, pois o aluno adora escrever e desenhar  o pai colaborando com aprendizagem  do filho.

Olha novo aluno da escola.

02/08/2012 10:27

Nossa monitora Mariana aplicando atividades com o aluno Cristiano.

Compartilhar

01/08/2012 14:36

Frase

01/08/2012 14:35

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar." (anônimo)

 

 

Calendário

01/08/2012 14:04

Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos,comuns ao grupo ,interpretando

a série de númérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês do ano e dias da semana noçôes de espaço e tempo.
 

Movimentos com Garrafa Pet

01/08/2012 09:42

Conceito: Movimentos.

Objetivo: abrir, fechar, enroscar .

Nesta atividade, a aluna utilizou garrafas pet, trabalhando o movimento das mãos, as cores, as quantidades e a separação em pares.

Linguagem Plástica.

30/07/2012 10:47

Objetivo: Manipular, estimular, criar.

Computador como instrumento pedagógico para Alunos em Processo de Desenvolvimento da Leitura e da Escrita

19/07/2012 10:39

COMPUTADOR:

Trabalhar com alunos deficientes é um desafio tanto nas salas de educação especial como em salas de ensino regular inclusiva. Com a diversidade de comprometimento mental, é necessário que o professor faça um estudo de caso para buscar o caminho, a metodologia de ensinar esses alunos. Este caminho pode ser usado de diversas maneiras, com várias ferramentas educacionais. A informática aplicada à educação, com uma proposta construcionista, pode ser utilizada no processo de ensino e de aprendizagem. Com o uso do computador pode-se elaborar diversas atividades pedagógicas (Papert, 1994).

Neste sentido, o computador pode ser um grande aliado no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. No computador os alunos se sentem  livres (devoluto) e os erros tornam-se insignificantes. Apagar e fazer novamente torna mais divertido e menos traumático. Deste modo o erro colabora com o desenvolvimento da escrita do aluno. Quando o aluno percebe que errou, entra em conflito e se desequilibra. Ao buscar o equilíbrio novamente, ele reconstrói a palavra. Este processo proporciona ao aluno aprendizado, pois ele pensa, reflete, analisa e realiza sua ação diante da descoberta do erro. O computador, pela variedade de funções, permite ao aluno executar esta tarefa sem perceber sua real dimensão.Valente (1999)

Muitas vezes, os fracassos são diagnosticados como permanentes, fazendo com que o aluno se recuse a ler e a escrever por medo de errar. O erro pode ser visto pelo professor como uma etapa do processo de construção de aprendizagem. Neste sentido, deixa de ser obstáculo à aprendizagem do aluno. Passa a ser um espaço de discussão e elaboração de novos conceitos .Valente (1999)

Família na Escola.

02/07/2012 14:46

Família do aluno Guilherme:

A família e a escola formam uma boa equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Ressalta-se que, mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que o caminho do sucesso seja atingido, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Fonte: A importância da Família

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>