Novidades

QUEBRA-CABEÇA

02/07/2012 13:49

-Objetivo:
.Permite trabalhar com a percepção visual, preensão e descriminação de figuras.

O quebra- cabeça permite trabalhar com a percepção visual, preensão e discriminação de figuras (parte/todo). Cada parte apresenta uma figura, sendo possível montar desenhos. O manuseio das figuras foi idealizado para a coordenação com ambas as mãos (bimanual). Este quebra-cabeça é feito de  de papelão, em formato de cubo, plastificado e com aplicação de figuras.A atividade de montar as peças requer concentração, fazendo com que a criança fique mais atenta aos detalhes e, com isso, aprende a virar a posição das peças. O quebra-cabeça reduz a ansiedade, já que é uma atividade completa onde as peças se completam e formam uma figura no final.

A aluna montando o quebra-cabeça

O aluno montando o quebra-cabeça

Fonte: ABC da Inclusão:

 

 

Calça da vovó

25/06/2012 08:51

-Objetivo:

.Desenvolver a coordenação motora fina da criança.

 

-Recursos Utilizados:

.Calça Velha;

.Linha para costurar;

.Zíperes;

.Fibra para o enchimento.

 

A descoberta de abrir e fechar os fechos dos objetos e do vestuário, exige da criança uma maior destreza manual, Coordenação motora fina e viso motora.

Abrir o ziper da mochila ou do estojo, são algumas tarefas da vida diária, mas que também ajudam nesse desenvolvimento. Com este objetivo, a professora confeccionou a "Calça da Vovó" adaptada com zíper para desenvolver a coordenação motora da aluna, onde também lhe ajudará na vida diária na tarefa de abrir e e fechar sua calça, seu casaco, entre outros objetos.

 

Calça da vovó

A aluna abrindo e fechando os  zipereres

 

Mais ideias em ABC da Inclusão

Exercícios de coordenação motora fina

25/06/2012 08:29

-Objetivo:

.Desenvolver a coordenação motora fina.


A atividade parecia, a principio, simples. Consistia em rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não oferecessem muita resistência ao serem rasgados, sendo que eles deveriam ser rasgados em pedaços grandes, em tiras e em pedaços pequenos.

Este trabalho foi desenvolvido livremente, no primeiro. A aluna rasgou as folhas como queria, depois foram sendo mediadas pela professora, que pedia determinadas formas, como confeccionar bandeirinhas para festa junina, recortar com tesoura, treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel, recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente, recortar tiras de papel largas e compridas. 

Rasgando Papel

Confeccionando Banderinhas

Atividade com os alunos da educação infantil

18/06/2012 15:06

 

Perfil do grupo :
Crianças de quatro acinco anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

 

Objetivo a socialização dos alunos do AEE:

  • Recursos utilizados:

  • papel pardo e tintas guache, vermelha, amarela e azul.

- Organizar as crianças sentadas em um círculo, de forma que todas possam se olhar e interagir.

-Conversar sobre as cores primárias.

- Mostrar as fotos coloridas do quadro da professora, pedindo para que eles as observem.Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).

 

Algumas fotos da Atividade

Brincando com Cores e Formas

18/06/2012 14:12

-Objetivos:

Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.

 

É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las e se divertir com elas.

Com o aluno, montar um trenzinho com formas geométricas, incentivando-o a identificar as formas geométricas usadas para fazê-lo.

 

 O aluno teve mediação da professora durante toda montagem do trenzinho  

 

Maravilhoso

18/06/2012 13:51

A participação da mãe em nossos atendimentos tem sido maravilhoso, pois sua filha se sente  amada.

Professora Luciane, aluna Tamires e sua mãe Roseli.

Alunos e o xadrez

15/06/2012 11:59

-Objetivo:

.Proporcionar aos alunos deficientes a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas.

 

Carta enigmática.

13/06/2012 08:01

-Objetivo:

.Desenvolver a atenção, a leitura e a escrita diante a troca dos desenhos por palavras.

A professora desenvolveu essa atividade para incentivar a aluna a desenvolver a leitura. No primeiro momento, foi feito a leitura das imagens de um texto e, em seguida a aluna, a aluna concretizou  a atividade de forma prazerosa, com a professora mediando as dúvidas que foram apresentadas no decorrer do processo. Para realizar esta atividade, a aluna contou com o auxílio do computador, transformando a atividade em algo mais divertido para ela.

 

"Nada Além de Um Minuto" Jogo do macarrão

11/06/2012 13:34

-Objetivo:

.Desafiá-los.

Apliquei a prova do macarrão  com os alunos. A prova funciona da seguinte forma: sete macarrão com furos e um espaguete. Os alunos precisam colocar o espaguete na boca e pegar os sete macarrão da mesa sem derrubar nem um, em apenas em um minuto.

Olha só os alunos tentando.

Fonte: Programa Silvio Santos

Percepção visual

11/06/2012 12:05
 
 
-Objetivo:
.Desenvolver percepção visual.
 
Os jogadores devem traçar retas entre os pontos na vertical ou na horizontal, com a finalidade de formar quadrados completamente fechados. Cada jogada permite ao jogador fazer apenas um único traço por vez. O jogador que fechar o quadradinho deve inserir-lhe uma identificação, como a letra inicial do nome do jogador, por exemplo, deixando visível a "posse" por aquele quadrado. Ganha o jogo quem no final possuir o maior número de quadradinhos fechados. Professora e aluno jogaram.
O aluno fechando os quadradinhos.
 
REFERÊNCIA ANTUNES, Celso.  Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>