Explorar os sentidos e escrita

09/05/2012 12:55

- Objetivo:

· Desenvolver a interpretação;
.Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;

. Desenvolver escrita.

 

Ao planejar a atividade, aproveitei a curiosidade dos alunos, incentivando a exploração dos sentidos, como paladar, olfato, tato e visão.

A atividade que escolhi foi um tanto diferente, onde eu trouxe alguns brigadeiros  para os alunos degustarem e, em seguida, descreverem sobre o mesmo, desde seus sabor, sua consistência, seu cheiro, entre outras características que eles encontrassem nos brigadeiros.Também trabalhamos o valor de cada ingrediente que foi usado para fazer o brigadeiro, para que assim os alunos desenvolvessem a matemática.

Inicilamente, os alunos descreveram oralmente o que lhes tinha sido pedido,depois transcreveram em uma folha. Após a descrição, os alunos calcularam o valor de cada ingrediente utilizado.

A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual. Essa imaturidade do sistema neurológico pede estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito.

Saiba mais