Sequenciação e seriação

07/05/2012 13:52

SEQUENCIAÇÃO E SERIAÇÃO

- Objetivo:

.Observar se a criança já se apropriou de duas das relações necessárias para se construir o conceito de números: a sequenciação e a seriação.

A atividade de Sequenciação consiste em utilizar botões de diferentes tamanhos e cores. O aluno(a) deverá continuar a sequência de cores que o mediador fará inicialmente, que será a seguinte: botão azul, branco, preto, verde e rosa. Na segunda atividade são utilizados cinco lápis de cor. A sequência inicial será a seguinte: lápis amarelo, verde, laranja e vermelho; em seguida propõe-se a criança que continue.

 

Classificar é separar objetos, pessoas e ideias em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea. Não há resposta correta ou errada, todas estarão corretas segundo a lógica quem está classificando.

 

Desenvolver a habilidade de seriar é importante, pois é também deste modo que a criança aprende a sucessão natural dos números, segundo Piaget. Ou seja, a criança só constrói o quatro depois do um, do dois e do três, e depois do quatro constrói o cinco, o seis. O que assegura a aprendizagem dos nomes numa determinada ordem é as informações que as crianças recebem do meio social, mas também uma construção interior da criança, no caso uma relação mental denominada seriação. Apenas a agindo/manipulando sobre os objetos, a criança percebe suas semelhanças e diferenças seriáveis.

Alunos fazendo a classificação dos botões

Classificando botões.

A aluna fazendo a classificação dos lápis