Xadrez como estratégia pedagógica

30/04/2012 14:46

O xadrez requer lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do sujeito, o jogador, no caso a criança que desafia o oponente, a outra criança, a testar seus conhecimentos em xadrez, auxiliado por sua habilidades citadas, mais a oportunidade de “ler” a mente de seu adversário e antecipar suas ações e produzir movimentos que levem seu oponente a cometer erros de assimilação de seus movimentos., ignorando o que interessa às crianças”. Vamos construir conhecimento a partir do que nossos alunos buscam e não através deles.

 

O aluno vinha faltando muito na escola e nos atendimentos do AEE, sem vontade para realizar as tarefas. Usei a estratégia de oferecer ao aluno, a possibilidade de participar mais ativamente do seu processo de ensino/aprendizagem, bem como o dos seus colegas, pedi para que ele me ajudasse a recordar com os alunos, o que tinham aprendido no ano anterior sobre o xadrez, como suas regras, nomes das peças, movimentos etc...

 

Também o usei como ferramenta de comunicação (enviar recados, pedir coisas na secretaria...), pois este aluno tem dificuldade de dialogar com outros alunos e até mesmo com os professores. Nesta perspectiva de ensinar seus colegas e se sentir importante o aluno começou a dialogar com os outros alunos e professores. Motivado e incentivado, o aluno tem frequentado a escola e os atendimentos do (AEE) e sua frequência passou a ser ótima.

 

O aluno fez toda a explicação para os colegas e aceitou fazer o vídeo com suas explicações. Nesta linha de aprendizado poderemos dar espaço para o aluno expor o seu processo construtivo, e verificar as lógicas que emprega no desenvolvimento das atividades e verificar os argumentos que o aluno nos passa a respeito de seu próprio raciocínio.

Confira abaixo o vídeo onde o aluno João Paulo ajuda os seus colegas recordar as regras do xadrez.

Utilizando o xadrez como ferramenta pedagógica I

Utilizando o xadrez como ferramenta pedagógica II

GOLDSTEIN, Sam; Goldstein, Michael. Tradução: Maria Celeste Marcondes. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. Campinas, SP: Papirus, 1994

https://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 142 - Marzo de 2010